Menu

Serviços

Atualizado em 28 de setembro de 2012, às 15:45 por Andre Dias
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > 2 via de título de eleitor: como tirar

Se você perdeu ou teve o título eleitoral roubado, pode solicitar a 2ª via do documento até 10 dias antes da eleição. Quem perdeu o prazo pode votar apresentando documento oficial com foto, desde que saiba o local de votação e o número do título.

No Brasil, o voto é obrigatório para as pessoas maiores de 18 anos e menores de 70 anos de idade, enquanto para os maiores de 16 e menores de 18 e para os maiores de 70 anos o voto é facultativo, ou seja, eles não são obrigados a comparecer às urnas.

520272 2 via de titulo de eleitor como tirar 2 via de título de eleitor: como tirarA 2ª via do título de eleitor pode ser solicitada até 10 dias antes do primeiro turno das eleições (Foto: Divulgação)

Quem perdeu ou teve roubado o seu título de eleitor pode requerer a 2ª via do documento comparecendo ao cartório eleitoral ou a qualquer central de atendimento ao eleitor da sua cidade, ressaltando que a apresentação do título na hora de votar não é obrigatória.

As pessoas obrigadas a votar podem apresentar, no dia da eleição, qualquer documento de identificação oficial com foto, porém o título traz informações importantes para qualquer eleitor, como a sua seção eleitoral e o local onde ele deve comparecer para votar.

Não votou nem justificou? Saiba Como regularizar o título eleitoral

Como tirar a 2ª via do título de eleitor

520272 2 via de titulo de eleitor como tirar 1 2 via de título de eleitor: como tirarBasta comparecer ao cartório eleitoral levando um documento com foto para solicitar a 2ª via do título eleitoral (Foto: Divulgação)

A 2ª via do título de eleitor pode ser requerida até 10 dias antes da eleição, no cartório em que você está inscrito. Em 2012, por exemplo, como as eleições municipais estão programadas para o dia 7 de outubro (1º turno), o prazo para tirar a 2ª via do documento se encerra em 27 de setembro.

Já para solicitar a 2ª via em cartório diferente daquele em que você está inscrito, o pedido deve ser feito até 60 dias antes da eleição. Ao contrário da situação anterior, nesse caso o título não é entregue na hora, ficando o eleitor obrigado a comparecer novamente ao cartório eleitoral para buscar o título.

Portanto, para tirar a 2ª via do título de eleitor, basta comparecer ao cartório eleitoral ou à central de atendimento ao eleitor da sua cidade, levando um documento oficial com foto (identidade, carteira de trabalho, carteira de motorista, etc). É importante lembrar que se o eleitor não estiver em dia com as obrigações eleitorais, será necessário pagar multa, com valor estipulado pelo juiz.

Leia também: Título eleitoral consulta por nome / situação do título de eleitor

Quem não tirou a 2ª via do título também pode votar

520272 2 via de titulo de eleitor como tirar 2 2 via de título de eleitor: como tirarMesmo que perca o prazo para tirar a 2ª via, o eleitor ainda pode votar sem o título (Foto: Divulgação)

Se você perdeu o prazo para tirar a 2ª via do título de eleitor, não se preocupe, pois poderá votar sem o título ou justificar o voto. Basta apresentar, no dia da eleição, um documento oficial de identificação com foto, para ter direito ao voto ou à justificativa.

Para consultar o seu local de votação e o número do título de eleitor, informações necessárias para votar sem o título, você deve acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.jus.br), ir até o menu “Eleitor” e depois ao link “Título e local de votação – Consulta por nome”.

520272 2 via de titulo de eleitor como tirar 3 2 via de título de eleitor: como tirarPara votar sem o título é necessário saber o local de votação, o número do título e apresentar um documento oficial com foto (Foto: Divulgação)

Em seguida, será necessário preencher os campos “Nome do Eleitor”, “Data de Nascimento”, “Nome da mãe” e digitar os caracteres especiais, clicando, logo após, em “Consultar”.

Para maiores informações, entre em contato com o Disque Eleitor (veja os números no site do TSE).

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.