2ª via de RG: como tirar

PUBLICIDADE

A perda de documentos é mais comum do que muita gente imagina. Em todo o Brasil, as delegacias recebem diariamente milhares de ocorrências deste tipo, tanto é que a maioria delas já possui um documento editado especificamente para casos como esse.

Portanto, ao perder a sua identidade, o primeiro passo é se dirigir a delegacia civil de sua cidade para fazer um B.O. (Boletim de Ocorrência). Em seguida, você deve emitir a segunda via do seu RG, procedimento que varia de acordo com cada região do país.

Veja também informações sobre a segunda via da certidão de nascimento.

PUBLICIDADE

Tirar 2ª via do RG – São Paulo

Em casos de roubo ou perda de documentos, é fundamental registrar um boletim de ocorrência para evitar maiores problemas (Foto: divulgação).

Em São Paulo, por exemplo, você pode procurar os postos do Poupatempo, que oferecem uma série de serviços públicos gratuitamente à população. O programa conta com o Instituo de Identificação da Polícia Civil em todas as suas unidades. O órgão é responsável pela emissão da 1ª e da 2ª via da identidade, para maiores e menores de idade.

É importante lembrar que no caso dos postos do Poupatempo da Capital (Sé, Luz, Itaquera, Santo Amaro, Cidade Ademar e Lapa), Grande São Paulo (São Bernardo do Campo, Osasco, Guarulhos e Mogi das Cruzes), Santos, Campinas (Centro e Campinas Shopping), Ribeirão do Preto, Jundiaí, Taubaté e São José dos Campos, o atendimento para a emissão da identidade só é feito com agendamento.

Leia sobre: Segunda via do Cartão Cidadão.

Em São Paulo, você pode emitir a 2ª do RG nos postos do Poupatempo, que oferecem outros serviços públicos gratuitamente (Foto: divulgação).

Em geral, para fazer o pedido, é necessário que o solicitante seja o próprio cidadão, tenha o RG anterior emitido no estado de São Paulo e apresente os seguintes documentos: foto 3×4, certidão de nascimento (original e cópia simples), certidão de casamento (original e cópia simples), CPF e cartão do cidadão.

PUBLICIDADE

Além disso, é cobrada uma taxa de R$27,66, que deve ser pega no posto do Poupatempo em dinheiro ou no cartão de débito (Banco do Brasil). Cidadãos que se declarem pobres, homens e mulheres acima de 65 e 60 anos, respectivamente, e pessoas desempregadas há mais de 3 meses têm direito a isenção da taxa.

No site do Poupatempo você pode obter mais informações sobre esse tipo de serviço e, assim, tirar as suas dúvidas.

PUBLICIDADE

Mais informações sobre a emissão da 2ª Via

Mesmo tirando a 2ª via do RG, o número de sua identidade não muda. (Foto: divulgação).

Vale destacar que mesmo tirando a segunda via do seu RG, o número do documento não vai mudar. Além disso, se o número do seu CPF já constava em sua identidade antiga, ele virá impresso na 2ª via. Caso contrário, você pode solicitar que esta informação seja adicionada em sua carteira de identidade.

Lembrando ainda que na emissão da segunda via é permitindo para pessoas com 16/17 anos que podem realizar todo o procedimento sozinhas. O acompanhamento do pai ou do responsável legal só é obrigatório se ela tiver 15 anos ou menos.

PUBLICIDADE

Leia também:

1 comentário

  • gostaria de saber o documento necessario para tirar 2º via da carteira de identidade, pois a minha ja tem 20 anos e ja fui orientada para renovar a carteira e quanto fica o valor para tirar. grata

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.