Menu

Notícias

Atualizado em 15 de abril de 2012, às 5:55 por Élida Santos
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > 15 de abril: Dia do Desarmamento Infantil

Nesse dia 15 de abril ensine as crianças os perigos e estragos que uma arma de fogo pode causar.
427442 15 de abril dia do desarmamento infantil 1 15 de abril: Dia do Desarmamento InfantilEssa data é marcada pela troca de armas de mentira por brinquedos (Foto: Divulgação)

No dia 22 de setembro de 2011, um menino de 10 anos de idade atirou em sua professora e depois disparou contra a própria cabeça, na cidade de São Caetano do Sul, no ABC paulista. A professora, Rosileide Queiros de Oliveira, de 38 anos, se recuperou da tragédia, já o garoto do 4° ano do Ensino Fundamental, David Mota Nogueira, morreu. A arma utilizada para atentar contra a vida da professora era do pai da criança, que é guarda-civil.

O dia 15 de abril foi escolhido para lutar contra situações como essa, em que uma criança tem acesso a armas. Infelizmente o caso de David não é uma exceção. Mais de 200 mil crianças e jovens de cinco capitais brasileiras já tiveram acesso a arma de fogo dentro de escolas públicas e privadas do Brasil, de acordo com os dados apontados pelo estudo realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em 2005. Por causa dessa facilidade em conseguir armamentos foi criado o Dia do Desarmamento Infantil, a ser comemorado anualmente no dia 15 de abril, em todo o país.

427442 15 de abril dia do desarmamento infantil 2 15 de abril: Dia do Desarmamento InfantilAs crianças fazem a troca por brinquedos em escolas públicas (Foto: Divulgação)

Nessa data campanhas são realizadas, em que, simbolicamente, as crianças trocam armas de mentira por brinquedos, livros, revistas e outros elementos nocivos. Geralmente as trocas são realizadas em escolas, postos policiais, parques, bancas de jornal e outros pontos do comércio. De um modo geral são arrecadadas muitas armas de brinquedo, que costumam ser levadas para reciclagem.

A ideia da troca de brinquedos deseja atingir não só os pequenos, mas também os pais, os quais têm um papel fundamental na educação contra a violência e devem dar exemplos de paz dentro de casa. O Estatuto do Desarmamento, criado no ano de 2004, aponta que a criminalidade está diretamente ligada ao uso de armas de fogo e que a maioria das vítimas tem idade entre 15 e 25 anos.

O documento pretende combater a venda ilegal e o contrabando de armas para diminuir a violência no Brasil. Na maioria dos casos em que a criança está armada e atenta contra a vida de alguém, a arma foi conseguida em casa. Por isso, cabe os adultos a conscientização e não utilização de armamento.