Search

14 de março: Dia Nacional da Poesia

O dia foi escolhido para celebrar a poesia por ser aniversário do maior poeta brasileiro, Castro Alves.
Google plus

14 de Março é o Dia Nacional da Poesia (Foto: Divulgação)

No dia 14 de março é comemorado o Dia Nacional da Poesia. A data também é o aniversário de nascimento do poeta Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871). A forma de escrita apaixonante está entre os gêneros líricos, que expressam os sentimentos por meio do fonema das palavras que soam como música aos ouvidos de quem as escuta. A sua finalidade estética transformou a maneira usual da fala em recursos formais.

Apesar de ser genuinamente romântica, pois fazem adoração a alguém ou algo, a poesia pode ser satírica. Ao todo existem três tipos de poesias, sendo que a existencial é uma delas. Nessa modalidade o autor retrata a experiência de vida, a velhice e a angústia que ela traz, assim como a solidão e demais fatos que fazem parte do cotidiano de cada um. Outra modalidade é a lírica que trazem as emoções do escritor à tona, ganhando forma por meio das palavras. E a terceira e última forma de poesia é a social, que fala de problemas e fatos que envolvem a sociedade, tendo por muitas vezes motivações políticas.

A data também marca o aniversário de Castro Alves (Foto: Divulgação)

O Dia da Poesia foi instituído em 14 março justamente por causa de Castro Alves, o poeta dos escravos. O título veio graças a luto do autor contra a escravatura. Além disso, o escritor era um grande defensor do sistema republicano, onde o povo poderia eleger o seu representante por meio do voto popular.

A poesia assinada por Castro Alves, intitulada “Navio Negreiro”, expressa sua revolta com relação ao preconceito racial, onde o autor protesta contra a situação em que os negros vivem. No entanto, esse não foi o primeiro trabalho em que o escritor falou sobre o tema, “A Canção do Africano”, publicada em “A Primavera” foi início de suas manifestações em prol da abolição por meio da arte.

Os versos geralmente falam de amor, mas pode retratar histórias com sarcasmo (Foto: Divulgação)

Aproveite essa data especial para homenagear os escritores que conhece e os que vai conhecer. Vá até uma biblioteca e procure os poemas clássicos na literatura nacional. Leia e aprecie essa meio de comunicação e expressão que marcou época não só no Brasil como em todo o mundo. Compartilhe trechos de poesias no Facebook e Twitter e não deixe essa forma delicada e bonita de se falar da vida ser esquecida, mesmo no século XXI.


Google plus


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top