Menu

Especial: Dia dos Namorados

Atualizado em 14 de fevereiro de 2013, às 15:11 por Élida Santos
Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > 14 de fevereiro, Valentine’s Day: história, curiosidades

Nesse dia 14 de fevereiro o Valentine’s Day está sendo comemorado nos Estados Unidos e em toda Europa.

Dicas para decorar mesa de dia dos namorados

[03/02/2013]

Almoço do dia dos namorados: dicas para preparar

[01/04/2013]

Acredita-se que o Valentine’s Day  nasceu em um festejo romano chamado Lupercália. Na Roma antiga, conforme conta a tradição, a população invocava Lupercus (Deus Grego) para afastar os lobos longe das residências. Por isso, no dia 15 de fevereiro era oferecido uma comemoração em homenagem a esse Deus (Lupercália). Nesse festival era comum escrever nomes de garotas em papéis que eram colocados em frascos. Os rapazes escolhiam uma garrafa o nome que constasse dentro dela era da sua namorada nos próximos 12 meses.

Leia mais sobre: Comemoração do Dia dos Namorados pelo mundo

580981 14 de fevereiro Valentine’s Day história curiosidades 01 14 de fevereiro, Valentine’s Day: história, curiosidadesO Dia dos Namorados norte-americano é comemorado em fevereiro (Foto: Divulgação)

História do Valentine’s Day na Europa e Estados Unidos

Na Europa e nos Estados Unidos a Valentine’s Day é comemorada no dia 14 de fevereiro em homenagem ao Padre Valentine. Conta a história que o bispo romano Valentine desafiou o imperador Claudius II em 270 a.C. O motivo da discórdia era que o comandante da época não permitia a realização de matrimônios. Porém, o padre não deu ouvidos e continuou a realizar esse tipo de celebração.

Como forma de repreensão, Valentine foi condenado a forca. Enquanto esperava a sua execução preso, o padre se apaixonou pela filha deficiente visual de seu carcereiro, Asterius. A moça, como um milagre, recuperou a visão. E para se despedir antes de ser enforcado Valentine escreveu uma carta romântica a jovem. Por isso, no dia 14 de fevereiro é comemorado o Valentine’s Day, data em que ele foi executado.

Saiba mais sobre: Mensagem de dia dos namorados para Facebook

580981 14 de fevereiro Valentine’s Day história curiosidades 02 14 de fevereiro, Valentine’s Day: história, curiosidadesO Valentine’s Day possui muitas curiosidades (Foto: Divulgação)

“Valentine’s Day” brasileiro

Você deve estar se perguntando por que no Brasil o Dia dos Namorados é comemorado somente em no dia 12 de junho. A história não é nada romântica e muito menos mística. Alguns historiadores atribuem o “Valentine’s Day” nacional a uma promoção pioneira da loja Clipper, realizada em São Paulo em 1948, que intitulou esse dia como o dos apaixonados. Também existe uma versão de que o Dia dos Namorados foi trazido no Brasil, em 1950, pelo publicitário João Dória, que criou um slogan que dizia “não é só com beijos que se prova o amor”. A intenção do empresário era criar o um Valentine’s Day brasileiro. Pelo jeito deu certo, pois a terceira data que mais se vende no país é essa, que só perde para o Natal e Dia das Mães.