Menu
Você está em: MundoDasTribos > 12 de outubro: Dia de Nossa Senhora Aparecida

No Dia de Nossa Senhora Aparecida, vale a pena recordar a história da santa que foi oficialmente nomeada padroeira do Brasil.
 

No dia 12 de outubro não é apenas o Dia das Crianças, ele também é marcado pela comemoração do Dia de Nossa Senhora Aparecida. Esta data é perfeita para relembrar a história da santa que teve sua imagem encontrada por pescadores no século XVIII. Graças aos milagres que aconteceram, pessoas de todas as partes do Brasil se tornaram devotas.

A imagem original de Nossa Senhora Aparecida. (Foto:Divulgação)

Origem da data

A santa se tornou a Rainha do Brasil através do decreto do Papa Pio XI. Cerca de 50 anos após o anúncio oficial, o dia 12 de outubro se tornou feriado nacional em homenagem à padroeira.

A história de Nossa Senhora Aparecida

 

Em outubro de 1717, os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves passaram várias horas no rio Paraíba, sem sucesso com a pescaria. Obter peixes naquele dia era muito importante, pois os três estavam responsáveis pelo que seria servido no jantar especial para o Conde de Assumar

Os pescadores retiraram das águas, então, o corpo da imagem da santa. Ao lançar a rede novamente, conseguiram a cabeça da imagem. Depois disso, milagrosamente eles conseguiram pescar muitos peixes e encheram a canoa.

Os pescadores que encontraram a imagem da santa. (Foto:Divulgação)

A fartura da pesca, que a princípio parecia fracassada, foi atribuída à imagem. Logo, os pescadores descobriram que se tratava de Nossa Senhora da Conceição, confeccionada com terracota, mas escurecida por causa do contato com as águas.

Durante 15 anos, a imagem da santa ficou na casa de Pedroso e recebia muitos visitantes, que faziam orações e pedidos. Com muitas graças alcançadas, a devoção se tornou grande e motivou a família do pescador a construir um oratório.

Em 1734, o vigário de Guaratinguetá resolveu erguer uma capela especialmente para a imagem da santa que foi encontrada no rio. A igrejinha, situada no Morro dos Coqueiros, começou a receber visitantes a partir de 1745.

Passado mais de um século de louvor e muitos milagres, a Nossa Senhora Aparecida passou a usar uma coroa e um manto azul-marinho. Em 1928, o então Papa Pio XII proclamou a santa como padroeira oficial do Brasil.

Por causa do grande número de visitantes, Nossa Senhora ganhou uma nova igreja, que foi construída perto da capela antiga. A atual basílica começou a ser construída em novembro de 1955.

Saiba mais: Turismo Religioso: Aparecida do Norte (São Paulo)

A basílica nova, que começou a ser construída em 1955. (Foto:Divulgação)

Curiosidades sobre Nossa Senhora Aparecida

– A coroação da santa aconteceu com uma coroa cravejada de diamantes, que foi ofertada pela Princesa Isabel;

– A Basílica é o 4º santuário mariano mais visitado do mundo;

– A capacidade da basílica é de 45 mil fiéis;

– Além da farta pescaria, outros milagres são atribuídos a Nossa Senhora Aparecida, tais como: a libertação do escravo Zacarias, a cura da menina cega após ficar de frente com a basílica e o cavaleiro ateu, cujas patas do seu cavalo ficaram presas na escadaria da igreja depois que ele zombou dos fiéis;

– A sala dos milagres é o segundo lugar mais visitado pelos romeiros em Aparecida do Norte. Neste lugar, as pessoas podem encontrar provas ou simplesmente elementos relacionados às graças alcançadas;

– No mês de outubro, a Sala dos Milagres chega a receber 30 mil de visitantes;

– A novela “A Padroeira”, produzida pela Rede Globo entre 2001 e 2002, conta a história de Nossa Senhora Parecida. Anos depois, em 2010, o filme “Aparecida – o milagre” também adota a santa como tema central.

Veja também: Loja virtual de Nossa Senhora Aparecida

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL