Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > 11 de agosto: Dia do estudante

No dia 11 de agosto comemora-se o dia do estudante. Conheça a origem dessa data e veja dicas para melhorar seu desempenho nos estudos.
0 5 Votos 0 - Votar

No dia 11 de agosto de 1827 foram criados, por Dom Pedro 1º, os dois primeiros cursos de ensino superior no Brasil, que foram ciências jurídicas e ciências sociais. Antes dessa data, somente pessoas com condições financeiras favoráveis podiam adquirir mais conhecimento, indo para a Europa estudar. Esse foi um dos primeiros passos para diminuir as diferenças sociais em nosso país, oferecendo à população uma oportunidade a mais para estudar.

500207 Estudar é muit impotante. É dessa forma que melhoramos de vida. 11 de agosto: Dia do estudante Estudar é muito importante. É dessa forma que melhoramos de vida. (Foto:Divulgação)

Quando se comemorou o centenário da criação desses dois cursos, iniciou-se a comemoração do dia do estudante. Isso se deu para homenagear todos aqueles que se esforçam para adquirir conhecimento e melhorar de vida.

A União Nacional de Estudantes também foi fundada nessa mesma data, porém em 1937, desde então representando todos os estudantes brasileiros.

Ser estudante não é uma tarefa fácil. Muitos precisam acordar cedo e se esforçar para ir à escola, outros passam o dia todo trabalhando e estudam no período noturno. Por isso, no dia 11 de agosto se comemora o dia do estudante, para homenagear tamanho esforço que esses fazem para adquirir conhecimento e melhorar a qualidade de vida.

Veja também: Estudar em grupo – benefícios, dicas

A importância dos estudos

500207 Quando utilizar a internet para os estudos evite sites não relacionados. 11 de agosto: Dia do estudante Estudar é um meio de garantir um bom futuro profissional, além do que agregar valores para a vida pessoal. (Foto:Divulgação)

Com os estudos podemos chegar muito longe na vida, não apenas trazendo benefícios financeiros, mas também realização pessoal. Não importa a idade, para aprender nunca é tarde, por isso muitas pessoas, depois de anos sem frequentarem uma escola, voltam a estudar. Porém as dificuldades podem ser grandes. Veja algumas dicas de como melhorar o desempenho nos estudos.

Dicas para melhorar o desempenho nos estudos

Organização: o primeiro passo para que o estudante consiga melhorar seu desempenho é organizando suas atividades. É importante ter uma agenda com anotações de tudo que precisa fazer. Dessa forma você não esquece nenhum compromisso ou atividade e se organiza melhor, não sobrecarregando o dia.

Outra dica é ter um calendário onde possa fazer anotações, deixando visíveis as atividades mais importantes.

Organize um local para estudar e, antes de começar a leitura, arrume o local, mantendo-o organizado e limpo. É mais prazeroso estudar em um ambiente arrumado, sem papéis amontoados e também fica mais fácil achar os objetos que necessita.

Saiba mais: Dicas para estudar com o filho

Calculando o tempo: Não coloque no mesmo dia mais atividades do que você é capaz de realizar. Não deixe para estudar na véspera da prova, isso aumenta a ansiedade e compromete a aquisição de conhecimento. Organize sua semana de forma a não sobrecarregar seus estudos e colocando um tempo para o lazer. Uma dica é estudar de meia em meia hora, dessa forma você não cansa e consegue guardar melhor as informações.

Internet: utilize a internet ao seu favor. Faça pesquisas; procure o significado de palavras e conceitos; visite sites de vídeos e veja aulas gravadas. Essa é uma boa forma de usar a tecnologia para melhorar seus estudos. Porém, quando estiver utilizando o compuador não entre em sites que não sejam para fins de estudo, não desvie sua atenção.

Mantendo o corpo preparado: para ter um bom desempenho, é necessário que o corpo e a mente estejam preparados. Por isso, alimente-se bem, com verduras e frutas diariamente. Evite alimentos gordurosos e massas. Beba bastante água. Outra forma de manter-se animado para o estudo é dormindo cedo, tendo uma boa noite de sono e acordando cedo, para não ter de realizar tarefas com pressa, devido ao atraso.

500207 O dia do estudante é uma data especial por homenagear todos aqueles que se esforçam para aquirir conhecimento. 11 de agosto: Dia do estudante Descubra qual é o seu melhor jeito de aprender. (Foto:Divulgação)

Conhecendo a si mesmo: cada pessoa tem um hábito, um jeito melhor de estudar. Por isso, é importante que você se conheça, veja quais os horários em que consegue prestar mais atenção nos estudos e organize-se conforme se sente melhor.

No dia 11 de agosto comemora-se o dia do estudante. Porém, ser um deles não é tarefa fácil. Estudar é uma forma de conseguir melhorar de vida e ter realização pessoal. Siga as dicas de como melhorar o desempenho nos estudos e obtenha sucesso no seu aprendizado.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL