Menu

Educação

Atualizado em 11 de agosto de 2012, às 6:00 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > 11 de agosto: Dia do estudante

No dia 11 de agosto comemora-se o dia do estudante. Conheça a origem dessa data e veja dicas para melhorar seu desempenho nos estudos.

No dia 11 de agosto de 1827 foram criados, por Dom Pedro 1º, os dois primeiros cursos de ensino superior no Brasil, que foram ciências jurídicas e ciências sociais. Antes dessa data, somente pessoas com condições financeiras favoráveis podiam adquirir mais conhecimento, indo para a Europa estudar. Esse foi um dos primeiros passos para diminuir as diferenças sociais em nosso país, oferecendo à população uma oportunidade a mais para estudar.

500207 Estudar é muit impotante. É dessa forma que melhoramos de vida. 11 de agosto: Dia do estudanteEstudar é muito importante. É dessa forma que melhoramos de vida. (Foto:Divulgação)

Quando se comemorou o centenário da criação desses dois cursos, iniciou-se a comemoração do dia do estudante. Isso se deu para homenagear todos aqueles que se esforçam para adquirir conhecimento e melhorar de vida.

A União Nacional de Estudantes também foi fundada nessa mesma data, porém em 1937, desde então representando todos os estudantes brasileiros.

Ser estudante não é uma tarefa fácil. Muitos precisam acordar cedo e se esforçar para ir à escola, outros passam o dia todo trabalhando e estudam no período noturno. Por isso, no dia 11 de agosto se comemora o dia do estudante, para homenagear tamanho esforço que esses fazem para adquirir conhecimento e melhorar a qualidade de vida.

Veja também: Estudar em grupo – benefícios, dicas

A importância dos estudos

500207 Quando utilizar a internet para os estudos evite sites não relacionados. 11 de agosto: Dia do estudanteEstudar é um meio de garantir um bom futuro profissional, além do que agregar valores para a vida pessoal. (Foto:Divulgação)

Com os estudos podemos chegar muito longe na vida, não apenas trazendo benefícios financeiros, mas também realização pessoal. Não importa a idade, para aprender nunca é tarde, por isso muitas pessoas, depois de anos sem frequentarem uma escola, voltam a estudar. Porém as dificuldades podem ser grandes. Veja algumas dicas de como melhorar o desempenho nos estudos.

Dicas para melhorar o desempenho nos estudos

Organização: o primeiro passo para que o estudante consiga melhorar seu desempenho é organizando suas atividades. É importante ter uma agenda com anotações de tudo que precisa fazer. Dessa forma você não esquece nenhum compromisso ou atividade e se organiza melhor, não sobrecarregando o dia.

Outra dica é ter um calendário onde possa fazer anotações, deixando visíveis as atividades mais importantes.

Organize um local para estudar e, antes de começar a leitura, arrume o local, mantendo-o organizado e limpo. É mais prazeroso estudar em um ambiente arrumado, sem papéis amontoados e também fica mais fácil achar os objetos que necessita.

Saiba mais: Dicas para estudar com o filho

Calculando o tempo: Não coloque no mesmo dia mais atividades do que você é capaz de realizar. Não deixe para estudar na véspera da prova, isso aumenta a ansiedade e compromete a aquisição de conhecimento. Organize sua semana de forma a não sobrecarregar seus estudos e colocando um tempo para o lazer. Uma dica é estudar de meia em meia hora, dessa forma você não cansa e consegue guardar melhor as informações.

Internet: utilize a internet ao seu favor. Faça pesquisas; procure o significado de palavras e conceitos; visite sites de vídeos e veja aulas gravadas. Essa é uma boa forma de usar a tecnologia para melhorar seus estudos. Porém, quando estiver utilizando o compuador não entre em sites que não sejam para fins de estudo, não desvie sua atenção.

Mantendo o corpo preparado: para ter um bom desempenho, é necessário que o corpo e a mente estejam preparados. Por isso, alimente-se bem, com verduras e frutas diariamente. Evite alimentos gordurosos e massas. Beba bastante água. Outra forma de manter-se animado para o estudo é dormindo cedo, tendo uma boa noite de sono e acordando cedo, para não ter de realizar tarefas com pressa, devido ao atraso.

500207 O dia do estudante é uma data especial por homenagear todos aqueles que se esforçam para aquirir conhecimento. 11 de agosto: Dia do estudanteDescubra qual é o seu melhor jeito de aprender. (Foto:Divulgação)

Conhecendo a si mesmo: cada pessoa tem um hábito, um jeito melhor de estudar. Por isso, é importante que você se conheça, veja quais os horários em que consegue prestar mais atenção nos estudos e organize-se conforme se sente melhor.

No dia 11 de agosto comemora-se o dia do estudante. Porém, ser um deles não é tarefa fácil. Estudar é uma forma de conseguir melhorar de vida e ter realização pessoal. Siga as dicas de como melhorar o desempenho nos estudos e obtenha sucesso no seu aprendizado.