Curiosidades

11 de agosto: Dia da televisão

Por Isah

No dia 11 de agosto comemora-se o Dia da Televisão. Esta data serve para relembrar os momentos marcantes na história deste equipamento que revolucionou a comunicação, além do que permite uma reflexão sobre o papel da TV dentro da sociedade.

Depois que a televisão foi inventada, o mundo nunca mais foi o mesmo. (Foto:Divulgação)

A televisão é uma companheira da família, capaz de oferecer entretenimento e informação a todo o momento. Este veículo evoluiu ao longo do tempo, começou a apostar em novas tecnologias e conquistou os telespectadores com uma programação diversificada.

Considerada uma das principais invenções do século XX, a televisão modificou a forma como as pessoas veem o mundo. Os telejornais, as novelas e outros programas televisivos começaram a fazer parte da rotina das famílias que tinham TV em casa, além do que a programação sempre teve forte influência na formação de opinião, na construção do pensamento e na emoção.

Embora seja positiva em muitos aspectos, a televisão também tem seus pontos negativos. Quando o conteúdo transmitido é de baixa qualidade, ele pode fornecer péssimas influências para o telespectador, sobretudo quando se trata de uma criança. Os programas criados e transmitidos de acordo com a proposta da Indústria Cultural são capazes de alienar, incentivar um comportamento negativo e também comprometer o senso crítico do indivíduo.

Leia mais: TVs LCD baratas, onde comprar

Origem do dia da televisão

A data é uma homenagem a Santa Clara, padroeira da televisão. (Foto:Divulgação)

O dia 11 de agosto foi escolhido como o dia da televisão para homenagear Santa Clara, nascida nesta mesma data e considerada a padroeira desta invenção.

Santa Clara, quando estava no fim de sua vida e muito doente, não pôde participar de uma celebração de natal. Ela desejou muito acompanhar a liturgia, estando junto com suas irmãs. Foi então que algo milagroso aconteceu: Clara conseguiu assistir toda a cerimônia, sem sair do seu quarto. Graças a este episódio que representou um milagre divino, Santa Clara se tornou a primeira a assistir TV.

Um pouco sobre a história da televisão

A televisão possui um sistema eletrônico capaz de reproduzir imagens e sons de forma instantânea. Apesar de hoje o aparelho parecer simples e corriqueiro, há anos atrás sua criação foi extremamente demorada e complexa.

A TV se popularizou logo após a Segunda Guerra Mundial. (Foto:Divulgação)

Em 1923, Vladimir Zworykin, um inventor russo que vivia nos Estados Unidos, desenvolveu o tubo iconoscópico, que se tornou a base para o televisor. A primeira transmissão pelo equipamento foi acontecer três anos depois, mais precisamente em 26 de fevereiro de 1926. Para conquistar este feito, o engenheiro escocês John Logie Baird criou um modelo mecânico de televisão, que foi apresentado aos cientistas da Academia de Ciências Britânicas, em Londres, na Inglaterra.

O televisor foi projetado durante a década de 20, mas somente em 1935 ele passou a ganhar espaço no mercado. Nesta época, para ver TV, as pessoas acompanhavam as transmissões em salas públicas. Depois da Segunda Guerra Mundial, o equipamento se popularizou e as pessoas começaram a ter mais renda para adquirir o novo meio de comunicação.

No Brasil, a televisão chegou em 1950 e impulsionou a criação da primeira emissora brasileira, a TV Tupi. Quatro anos mais tarde, em 1954, o mundo conheceu a primeira televisão à cores, que tornou a experiência de assistir o conteúdo televisivo muito mais agradável e dinâmica. A evolução do meio de comunicação continuou e, em 1962, foi realizada a primeira transmissão via satélite de um continente para o outro, comprovando que o acesso a informação não tinha mais fronteiras.

Veja também: Ofertas De TV LED Full HD

Recomendado para você

Comentários

192 respostas para “Site Meu Vivo, www.vivo.com.br/meuvivo”

  1. cristovao brito disse:

    fui em uma das lojas aqui no Rio e fiquei esperando1hora e 20min esperando o atendimento mais nao pude esperar mais .pois tinha na minha frente mais 2 pessoas .uma loja deste porte fica inademicivel so ter uma pessoa para attender.[localizada na av:rio branco 156 3 piso] sem ninguen da uma justificativa.sou cliente dedsde quando a companhia surgiu no brasil.

  2. Gilberto Gaspar disse:

    Meu telefone fixo está mudo, e a internet funciona , o que será?, já troquei o aparelho e as tomadas.

  3. marcia jesus da silva souzamarcia disse:

    quero fazer um pedido de telefone fixo

  4. Geralda Marques Pereira Vicente disse:

    Quero fazer o cancelamento do plano do meu vivo, vivo controle ilimitado , linha ddd 011995018737

  5. Leonildo barbosa disse:

    A minha fatura é descontada no banco estou devendo OK

  6. fabiane silva de moraes disse:

    eu quero cancelar a internete que esta no nome do meu esposo e faz 4 horas q estou tentando e minguem me atende so colocam musica pra mim escutar não quero ouvir musica se vcs não me atender´pra canselar vou ir no procom e vou cancelar as 2 net q tenho to cansada de espera

  7. José Joaquim Veloso disse:

    quero que imediatamente cancelem meu plano vivo tudo, pois não quero meu número é ( 89) 81252611

  8. jeremias tome de oliveira disse:

    gostaria de recber a fatura do meu vivo todos meses no meu imal, obrigado

  9. Marcilei disse:

    quero resolver problemas da minha net , e ninguém resolve nem no 1058 e nem *8486, esse sistema da vivo é arcaico demais e ficam me mandando número de protocolo que nem fui atendido

  10. carlos roberto da silva disse:

    venho por meio desta ,informar a esta estimada empresa ; – Que nao recebo a minha fatura desde abril ,quero saber oq esta acontecendo do ocorrido ,pois meu telefone movel encontra-se broqueado ;peço no futuro mais atençao ,para q nao ocorra novamente esse problema ;pois os atendentes nao m ajudaram em nada…………………………………………………………..sem mais obrigado

  11. derenilson da silvasantos disse:

    desde de cinco meses atras eu venho tentando revolver um problema com a vivo ja passei por todos os atendentes ninguem resolve so mim enrola com meus pontos acumulados nao tenho nenhuma informaçao so presta para cobrar faturas vou procurar meus direito na procon

  12. Claudiléia de Amorim Santos disse:

    segunda via da conto referente ao mês 04 /15

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *