100 anos do naufrágio do Titanic

PUBLICIDADE
O Titanic completa 100 anos de naufrágio.

O Titanic, tido como o maior navio de passageiros do mundo até o dia do seu lançamento, foi um marco na história do século XX. A viagem do transatlântico durou apenas quatro dias, mas o centenário do seu naufrágio está sendo lembrado por milhões de pessoas devido à proporção da tragédia.

Os 100 anos do naufrágio do Titanic está servindo de inspiração para vários eventos, que procuram recordar os detalhes do navio e homenagear os passageiros mortos no acidente. Devido à conquista do centenário, os restos do transatlântico que jazem nas profundezas do oceano foram considerados pela UNESCO como um patrimônio da humanidade.

O Reino Unido está propondo uma volta ao tempo para recordar a história do Titanic. Em Belfast, capital da Irlanda do Norte, foi construído um centro cultural especialmente para o navio que afundou. Os visitantes podem recordar o passado trágico do transatlântico na cidade onde o mesmo foi construído há 100 anos.

PUBLICIDADE
O cruzeiro inglês está refazendo a trajetória do Titanic.

Um cruzeiro partiu da Inglaterra para refazer a trajetória do Titanic e está no mar desde domingo (8). O MS Balmoral oferece compartimentos de luxo para os seus tripulantes, por isso as passagens custaram de R$ 8 mil a R$ 17 mil.

Entenda o naufrágio do Titanic

O transatlântico Titanic foi construído no início do século XX com o objetivo de competir com outros grandes navios, como Lusitânia e Mauritânia. Ele foi considerado o empreendimento da década, afinal, tinha uma estrutura gigantesca, luxuosa e construída por engenheiros altamente capacitados. Como já dizia o seu folheto publicitário, era “concebido para ser inafundável”.

A viagem de inauguração do Titanic aconteceu no dia 10 de abril de 1912, contando com o Capitão Edward J. Smith no comando. O navio levava 2.240 pessoas a bordo e dispunha de tecnologias inovadoras para que a navegação transcorresse tranquilamente.

O transatlântico partiu de Southampton, na Inglaterra, com destino a Nova York, Estados Unidos. No entanto, grande parte dos tripulantes não conseguiu desembarcar em território norte-americano devido à tragédia que acometeu o Titanic no Oceano Atlântico.

Os restos do navio se encontram nas profundezas do Oceano Atlântico.

No dia 14 de abril de 1912, o Titanic colidiu com um iceberg e sofreu um abalo na sua estabilidade. Não demorou muito tempo para que o navio começasse a submergir e os tripulantes entraram em pânico.

A evacuação aconteceu de acordo com as classes sociais, sendo que o número de botes era insuficiente para tantas pessoas. O naufrágio fez com que o Titanic repousasse nas profundezas do Oceano Atlântico, resultando na morte de 1.523 tripulantes.

PUBLICIDADE

Leia também:

1 comentário

  • e 100 ñ e 10

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.