10 possíveis temas de redação para o Enem 2017

PUBLICIDADE

Separamos para você 10 possíveis temas de redação para o Enem 2017. A prova avalia o desempenho dos estudantes e colabora para o acesso a graduação após a conclusão do ensino médio.

10 possíveis temas de redação para o Enem 2017. (Imagem: Divulgação)

 

10 possíveis temas de redação para o Enem 2017

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova elaborada pelo Ministério da Educação para verificar o domínio de competências e habilidades dos estudantes que concluíram o ensino médio. Ele é a chave de acesso de programas do governo como o PROUNI, SISU e PRONATEC.

PUBLICIDADE

Quais os possíveis temas?

Todos os anos a redação é a parte da avaliação do ENEM que mais preocupa os estudantes de todo o país, mas a dica é se manter informado e treinar bastante. (Imagem: Divulgação)

Fizemos uma seleção para ajudar você de possíveis temas para o ENEM 2017. É importante que você candidatos fiquem muito bem informados sobre todas as temáticas que estão em pauta ao longo do ano, para que, desta forma se sintam preparados para argumentar sobre qualquer tema no Enem.

Confira a seleção de temas de redação para o Enem:

A mobilidade urbana e qualidade de vida

Esse é um tema polêmico, pois uma boa redação sobre esse tema deve apresentar uma proposta de intervenção com múltiplos agentes sociais e não responsabilizar apenas os administradores públicos pela solução. Citar casos bem-sucedidos de outros países e comparar às particularidades das várias cidades brasileiras ajuda a demonstrar uma visão mais ampla e objetiva do tema.

A falta de água

Esse tema é sempre lembrado já que este problema faz parte há mais de um ano da vida dos moradores do sudeste e persiste há mais de um século no cotidiano de nordestinos. A prova pode solicitar que o assunto seja discutido sobre esse viés, questionando as políticas de públicas de combate à seca e o comportamento da população para evitar a falta d’água.

PUBLICIDADE
É preciso manter a calma e muita atenção para evitar erros na redação. (Imagem: Divulgação)

O combate à homofobia

Essa batalha é cada vez mais comentada devido a fragilidade das minorias foi tema nas duas aplicações da prova em 2016. É importante perceber que a expressão “caminhos para o combate” impede que o candidato refute a existência do problema. A melhor abordagem é sempre criticar a existência do preconceito, suas causas, consequências e indicar medidas que o resolvam.

As atuais manifestações políticas

Atualmente estão acontecendo nas ruas, mas que participaram das redes sociais, como essas ferramentas de comunicação e interação “virtual” estão despertando o interesse político e levando às pessoas as ruas. É interessante falar sobre a potencialidade da ferramenta na comunicação das pessoas, no debate de assuntos e de levar a informação ao público. Também é possível falar sobre a confiabilidade do que passa pelas redes sociais, pois nem sempre as informações são corretas.

PUBLICIDADE

O preconceito racial

Tal tema é discutido a anos e inclusive alguns atletas ainda sofrem no meio esportivo, principalmente, em relação às torcidas que, em momentos de fúria, xingam jogadores com palavras preconceituosas, além de qualquer outra forma de preconceito racial, também pode ser um tema da redação.

Os temas estão relacionados a assuntos de debate da mídia, por esta razão é importante acompanhar todas as notícias. (Imagem: Divulgação)

A sustentabilidade de empresas e o aquecimento global

Esse tema fará você lembrar tudo que aprendeu com sua professora de ciências e geografia. A sustentabilidade de empresas e o aquecimento global é um assunto comum no cotidiano. Mas, no Brasil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos é um tema que agora está sendo muito debatido nos municípios do país. Então, é importante saber sobre o que é essa política, o dever dos governos municipais e como a população pode cobrar a coleta seletiva.

Consumo de álcool e droga por adolescentes

Todos sabemos que por lei, o consumo de álcool é proibido por adolescentes. Entretanto, é crescente o uso não só de bebidas alcoólicas mas também de drogas lícitas e/ou ilícitas entre os jovens, como cigarro, maconha, cocaína, LSD etc. As razões e consequências desse ato podem servir como base para a discussão do tema.

PUBLICIDADE

A liberdade de expressão e mídia

Esse é outro tema bastante atual, a liberdade de imprensa tem sido muito discutida, principalmente após o ataque à revista francesa Charlie Hebdo em 2015. Pode-se refletir sobre os limites entre liberdade de expressão e respeito às diferenças ou respeito à verdade. Além de entrar em contradições com a expansão da internet e mídias de liberdade de expressão com o Facebook e Youtube.

É preciso treinar praticando a escrita e analisando redações de anos anteriores. (Imagem: Divulgação)

A debatida corrupção na Petrobras

Um dos temas mais recorrentes na mídia nos últimos meses é perfeitamente possível cair na redação do ENEM. Desde as primeira etapas da Operação Lava-Jato a mais de dois anos, está praticamente todos os dias nos noticiários. É um assunto muito polêmico pois envolve nomes da política e de grandes empresas e gerou o estopim nas manifestações contra e a favor do atual governo brasileiro.

Confronto de ideologias entre gerações

Esse tema pode ser interessante para conflitar os pensamentos dos jovem da atualidade com os do passado, passando por empresas nas tomadas de decisões e análise dos riscos antes de tomarem ações.

PUBLICIDADE

Esperamos ter ajudado você. Bons estudos!

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.