10 lições para adestrar seu cachorro

PUBLICIDADE

 

Ter um cão obediente como os que vimos em filmes parece ser algo difícil de conseguir, mas não é impossível. Os animais que trabalham na TV passam por um processo de treinamento, conhecido como adestramento. Esse processo é usado também com cães de guarda, cães farejadores, cães –guia entre outros. Esse tipo de processo é diferenciado para cada área específica, com treinamentos adequados para cada tipo de cão e de necessidade.

Para melhor entendimento, podemos usar o exemplo de um cão que é treinado para trabalhar com a polícia e um cão –guia. Os cães para a polícia possuem um treinamento mais pesado e rigoroso, voltado para a procura de drogas e a perseguição de ladrões. Já o cão-guia, é treinado para ser os olhos de seu dono, mostrando obstáculos e o ajudando a se locomover da melhor e mais segura forma.

PUBLICIDADE

Se você também quer adestrar o seu cão existe uma categoria especializada para cães de casa, com regras básicas  para manter o cão educado e equilibrado. Essas regras podem ser ensinadas aos cães em casa mesmo, desde que o animal seja filhote. Com cães mais velhos o processo é muito mais difícil e demorado sendo mais indicado a procura de um profissional.

Para adestrar seu cão veja algumas dicas:

1º lição- Ganhe a amizade e o respeito do cão

Quando você consegue ganhar a confiança do animal, as lições fluem com maior facilidade e ainda é muito mais fácil de convencê-lo a aderir às ordens. Outra forma de adestrá-lo com facilidade é mostrar para ele quem é o dono do bando, já que os cães possuem o instinto em viver em bandos e eles só obedecem ao “manda chuva” da alcateia.

Para conseguir a amizade do cão dê muita atenção e carinho para o animal, mas de uma forma que mostre para ele que você que manda.

PUBLICIDADE

2º lição- Ensinar a ficar junto:

Para ensinar a primeira lição é preciso que o animal inicialmente esteja com uma guia. Dê voltas com o cão e sempre pare e repita o comando: JUNTO. Procure usar uma guia curta na qual se você der uma puxada o cão sinta rapidamente. No início ele não irá compreender, mas dê puxadas leves na guia o trazendo para perto de você. Tente fazer isso várias vezes até que o animal perceba o que você quer. Quando ele acertar o comando o presenteie com petiscos.

PUBLICIDADE

3º Lição – Ensinar a sentar:

Antes de começar a treiná-lo para sentar procure chamá-lo pelo nome. Veja se ele entende o que você diz e para isso dê o comando já ensinado sem o uso da coleira. Quando você usar a palavra: JUNTO, utilize o nome do cachorro juntamente, por exemplo, junto rex!

Quando ele já estiver adaptado ao seu próprio nome chegou a hora de ensiná-lo a sentar.  Dê o comando de junto e em seguida introduza o SENTA ou mesmo SIT com o uso da guia dê um batidinha nas costas do animal , ou mesmo faça isso com a mão mostrando que ele deve curvá-la. O processo deve ser repetido várias vezes até o cão começar a entender.

PUBLICIDADE

Depois dessa prática procure não usar mais a mão ou mesmo a guia, mas apenas o comando juntamente com o nome dele. Quando ele acertar não se esqueça de agradá-lo com carinhos e guloseimas.

4º lição – Fica ou parado:

Quando o animal já estiver bem evoluído no exercício de sentar é hora de ensiná-lo a ficar no lugar. No início,  dê a ordem senta e em seguida saia de perto do animal, se ele vier atrás volte e diga com firmeza FICA, usando a mão como bloqueio em seu abdômen. Repita o processo sempre o elogiando quando fizer certo.

PUBLICIDADE

5º lição- Deitar:

Para ensinar o animal a deitar, você deve partir do exercício anterior.  Faça o animal sentar e em seguida puxe suas patas dianteiras e diga: DEITA. Repita o processo várias vezes até que você não precise mais puxar as patas do dog, mas apenas dar o comando.

6º lição-  Ficar deitado:

Como o comando FICA já é velho conhecido do animal essa etapa não tomará muito tempo. Depois do comando DEITA, saia de perto do animal e diga: FICA se ele levantar  vá para perto dele e recomece toda a etapa.

7º lição- morto:

Para essa lição será necessário que você se ajoelhe ao lado do animal que deverá ter recebido o comando de DEITA. Em seguida com as mãos empurre a barriga dele dando o comando MORTO. Faça isso várias vezes até que ele deite apenas com o comando.

8º lição- Ficar morto:

Depois que o animal estiver com a lição anterior bem treinada, dê o comando e saia de perto falando FICA. Caso ele levante faça o mesmo processo, e quando ele acertar dê muitos carinhos e petiscos.

9º lição: Vivo

Para ensinar o animal a ficar vivo depois do comando morto, você deverá depois de dar o comando MORTO  chegar na frente do animal e com a mão direita levantada e com um petisco dê o comando VIVO.

10º lição: Dar a pata

Com a ajuda do comando SENTA, pegue um petisco e coloque na frente do animal puxando uma das patas com a mão que segura a guloseima. Em seguida dê o comando PATA, repetindo quantas vezes for preciso.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.