Artesanato

10 ideias para aproveitar retalhos de tecidos

Por Isah

Confira 10 ideias para aproveitar retalhos de tecidos! Os pedaços de pano de diferentes tipos de tecidos e estampas são muito úteis para renovar a decoração de diversos objetos.

10 ideias para aproveitar retalhos de tecidos. (Foto Ilustrativa)

Além de serem ótimos para renovar a aparência de utensílios, os retalhos podem dar origem a novos itens decorativos na casa, basta colocar a criatividade e o capricho em prática. Também conhecido como patchwork, dar origem a novas peças através da união de pedaços de pano vai muito além das tradicionais colchas e almofadas.

Leia também: Decoração para casa de praia 2015.

 

10 ideias para aproveitar retalhos de tecidos

Veja 10 ideias para aproveitar retalhos de tecidos

Travesseiros

Utilize os retalhos para fazer travesseiros. Além de servirem para criar a capa, eles podem substituir a espuma, basta picotar os tecidos em pedaços pequenos e ter quantidade de pano suficiente para que ele fique confortável.

Flores de pano

As flores de pano podem ser feitas com todos os tipos de tecidos. Desenhe flores de tamanhos variados em uma cartolina e utilize as marcações para realizar o corte exato no tecido, as flores podem decorar acessórios femininos.

Capas de almofada

Capas de almofada. (Foto Ilustrativa)

Normalmente, nas capas de almofada feitas com retalho os tecidos são costurados lado a lado. Abuse da criatividade com a sobreposição de tecidos, os maiores devem ficar ao fundo e os menores podem formar as estampas.

Sachês Perfumados

Os sachês perfumados são uma ótima opção de lembrancinha em chá de bebês. Corte os retalhos em pedaços de mesmo tamanho, preencha o centro de cada um com sagu banhado em essências e amarre com fitilho. Outra ideia é fazer os sachês em formato de coração e fechar com costura.

Sacolas de tecido

Além de mais resistentes que as sacolas de plástico, elas contribuem com a preservação do meio ambiente. O tamanho fica ao seu critério, mas é preciso cuidado para não fazer alças muito finas e comprometer os ombros.

Sacola de tecido. (Foto Ilustrativa)

Saiba mais: Sacolas customizadas dicas

Colcha

Para fazer uma colcha de retalhos bonita, escolha cores que combinam com a decoração do quarto e faça uso somente dos pedaços com tamanho parecido. Os maiores devem ser utilizados para dar acabamento nas bordas.

Peso de porta

Costure os retalhos como preferir, antes de fechar preencha com areia. É recomendável fazer um forro no pesinho para que não exista o risco estourar com o peso da areia.

Fantoches

Fantoche com retalhos. (Foto Ilustrativa)

Os retalhes também podem ajudar a estimular a criatividade das crianças. Para não errar na aparência dos personagens, utilize tecidos em tom de vermelho e rosa para fazer a boca, se o fundo for claro, use os mais escuros para fazer os olhos e vice-versa.

Marca Páginas

Os marca páginas de tecidos pode ser feito com retalhos pequenos, recorte um pedaço de papel cartão com 15cm de comprimento e 3cm de largura, encape com os retalhos e personalize da maneira que preferir em uma das pontas.

Cesta pequena

Costure os retalhos em um cordão de seis metros. Comece fazendo a base, basta enrolar o cordão em espiral até atingir o tamanho desejado e reforçar com costura duas vezes antes de subir as laterais, que podem ser costuradas ou presas com cola quente.

Saiba como fazer decoração de salas estreitas

Aproveite as 10 ideias para aproveitar retalhos de tecidos para se inspirar e dar um novo destino para roupas velhas e sobra de diferentes tipos de pano. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre artesanato.

Recomendado para você
Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *