Menu

Turismo

Atualizado em 29 de agosto de 2012, às 5:24
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > 10 dicas para viajar sozinho

Viajar sozinho pode ser uma experiência inesquecível, desde que coloque em prática algumas orientações importantes. Abaixo, você pode conferir as dicas que separamos sobre o assunto.

Viajar sozinho pode ser uma experiência inesquecível. Entretanto, se você não colocar em prática algumas dicas, seu passeio dos sonhos pode se transformar num pesadelo. Por isso, separamos algumas orientações que vão o ajudar a ter uma viagem muito mais tranquila. São cuidados que você precisa ter na escolha do destino, do hotel e em outros momentos importantes.

10 dicas para viajar sozinho

508215 10 dicas para viajar sozinho 10 dicas para viajar sozinhoPara que sua viagem dos sonhos não se transforme num pesadelo, veja quais são as orientações que você precisa seguir.

1. Planejamento é a palavra chave para uma viagem bem sucedida. Procure se informar, com o máximo de antecedência, sobre o lugar que você pretende visitar e sobre os pacotes disponíveis para a região. Veja quais são os pontos turísticos da cidade, as zonas de risco, os estabelecimentos mais acessíveis etc.

2. Ainda na fase de planejamento, verifique quais são as melhores opções de hospedagem. Procure hotéis e pousadas com boa localização (bairros mais seguros) e próximos de supermercados, farmácias, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais.

3. Para economizar, fuja da alta temporada, quando os preços se elevam em todos os lugares. Em alguns casos, a viagem pode ficar até 50% mais barata quando feita em outras épocas do ano. Além disso, procure saber se durante o período em que você pretende visitar o local haverá algum evento, o que costuma encher os hotéis e aumentar os preços.

Conheça algumas opções de destinos para viajar sozinho.

508215 10 dicas para viajar sozinho1 10 dicas para viajar sozinhoPara ter uma viagem tranquila e sem complicações, não deixe de investir num bom planejamento.

4. Procure se informar também sobre a previsão do tempo antes de por o pé na estrada. Pegar uma temporada de chuva pode colocar todos os seus planos, literalmente, por água abaixo.

5. Se você não pretende alugar um carro, fique hospedado em lugares acessíveis ao transporte público. Usar o serviço de taxi pode não ser uma boa ideia, já que ele custa mais caro e, em muitos casos, não é muito confiável.

6. Evite bancar o forasteiro durante o passeio. Atitudes como ficar exibindo a máquina fotográfica, andar com camisetas turísticas e guia nas mãos pode chamar a atenção. Lembre-se de que os turistas são presas mais fáceis a ciladas e golpes.

Veja também: Como viajar com pouco dinheiro, dicas.

508215 10 dicas para viajar sozinho2 10 dicas para viajar sozinhoEvite bancar o turista o tempo todo para não cair em armadilhas.

7. Não se iluda com as companhias agradáveis que podem surgir no meio do caminho. Por mais que uma viagem solo seja uma ótima oportunidade para você fazer novas amizades, desconfie de todos.

8. Tenha sempre em mãos o telefone das delegacias locais, do sistema de emergência e de outros serviços públicos importantes. Além disso, carregue cadeado para malas e um porta dinheiro para guardar sua grana. Tome todas as medidas de segurança que estiver ao seu alcance para evitar maiores problemas.

9. Livros costumam ser uma excelente companhia para quem viaja sozinho. Por isso, tenha um em mãos, assim, nos dias em que não puder sair ou nos momentos de descanso, você terá algo para fazer.

10. Aproveite a viagem para conhecer a si mesmo. Sem dúvida, experiências como esta são ideais para refletir e colocar as “ideias no lugar”.