Search

10 dicas para aumentar produtividade no trabalho

Para produzir mais no trabalho é preciso ser organizado, descansar na hora certa e tomar cuidado com as muitas distrações a volta.
Google plus

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, buscando profissionais capacitados. Além de ter o conhecimento necessário para desempenhar bem a sua função, é necessário produzir de acordo com o que a companhia necessita e espera. No entanto, manter o foco nas atividades e corresponder a essa expectativa de produtividade nem sempre é fácil. Por isso, separamos 10 dicas para render mais no trabalho.

Leia mais sobre: Dicas para trabalhar em casa, aumentar a produtividade 

Use uma agenda para organizar o seu dia (Foto: Divulgação)

1-    Organização para perder menos tempo no trabalho

Ser organização é mais que necessário para ter um bom rendimento. Muitos profissionais perdem tempo por não manter a mesa e as gavetas sempre em ordem. Uma pessoa desorganizada trabalha em dobro e se estressa mais, pois diariamente é surpreendida revirando os arquivos para encontrar algo que não sabe aonde guardou.

2-    Use uma agenda para relacionar suas tarefas

Faz parte da organização, mas a agenda merece um tópico único, pois ela não é a única responsável no quesito “manter as coisas em ordem”. Mesmo para quem vive com a mesa bagunçada e não consegue criar um sistema de pastas para organizar o e-mail, uma agenda é importante. Não vai resolver seus problemas, mas vai te ajudar a não perder tempo no trabalho justamente por organizar o seu horário.

Não deixe de cumprir os horários de pausa (Foto: Divulgação)

3-    Cumprir os horários de descanso ajuda a melhorar a produtividade

Engana-se quem pensa que é preciso abdicar do horário de almoço e fazer hora extra todos os dias para aumentar a produtividade no trabalho. Na verdade, o corpo e o cérebro precisam de descanso para conseguir maximizar seu rendimento. Cumpra o seu horário de almoço e não faça hora extra todos os dias se não vira obrigação.

4-    Priorize o lazer quando estiver fora do trabalho

As pessoas que esquecem o trabalho quando estão fora dele, em geral, rende mais. Faça tudo para se divertir, pois esse é um jeito de recarregar a bateria para conquistar o que deseja no campo profissional. Quem só pensa em trabalho tem a sua produtividade comprometida.

Veja também: Música melhora a produtividade no trabalho

Torne o ambiente de trabalho um lugar legal (Foto: Divulgação)

5-    Faça do ambiente de trabalho um lugar agradável

Passamos mais horas em contato com os colegas de trabalho do que com familiares e amigos que não estão todos os dias na companhia em que atuamos. Por isso, faça desse local a sua segunda casa de fato. Mesmo que não dependa só de você, se esforce para o ambiente ficar agradável para o seu trabalho fluir.

6-   Não perca tempo com assuntos particulares no trabalho

Ficar uma hora no telefone resolvendo assuntos particulares em horário de trabalho não ajuda a produzir mais.Evite perder o foco com coisas que muitas vezes não conseguirá entender plenamente à distância.Evite trocar torpedos ou entrar em contato por meio do celular com familiares e amigos sem necessidade.E quando receber uma ligação na empresa(telefonemas para o serviço só devem acontecer em caso de urgência)seja breve.

Não perca tempo com a internet no trabalho(Foto:Divulgação)

7-   Cuidado com a internet

Grande parte das companhias bloqueiam o acesso por meio de seus computadores nas redes sociais e sites que não tenham a ver com o trabalho na companhia.Mas,muitas pessoas conseguem acessar esses locais pelo celular.Por isso é recomendado fazer esse tipo de consulta somente em horário de almoço.

8-   Não exagere nas conversas paralelas no serviço

Conversar com o colega de trabalho durante os afazeres pode fazer com a suaprodutividade caia.É importante se comunicar com as pessoas que trabalham com você,mas evite prolongar a conversa se não estiver no horário de almoço ou em outro período reservado para pausa.

Escutar música no trabalho ajuda a manter a produtividade(Foto:Divulgação)

9-   Escutar música ajuda com a ser produtivo

Pesquisas indicam que escutar 15 minutos de música durante o trabalho pode ajudar a render mais.Se a empresa permitir,use fone de ouvido e ocupe somente uma das orelhas.Também é indicado escolher músicas instrumentais,que ativam o funcionamento do cérebro e não prejudica os distraídos com as letras das canções.

10-   Pratique jogos da memória e xadrez

Jogo da memória,xadrez,entre outras opções auxiliam na melhora do raciocínio e te ajuda indiretamente no trabalho.Uma cabeça treinada para pensar rápido se cansa menos e auxilia no aumento da produtividade.Comece a praticar esses jogos e veja como sua memória vai ficar mais poderosa,além de contribuir com a concentração.


Google plus


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top