Menu

Educação

Atualizado em 30 de julho de 2013, às 19:03 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > 10 dicas para aumentar produtividade no trabalho

Para produzir mais no trabalho é preciso ser organizado, descansar na hora certa e tomar cuidado com as muitas distrações a volta.

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, buscando profissionais capacitados. Além de ter o conhecimento necessário para desempenhar bem a sua função, é necessário produzir de acordo com o que a companhia necessita e espera. No entanto, manter o foco nas atividades e corresponder a essa expectativa de produtividade nem sempre é fácil. Por isso, separamos 10 dicas para render mais no trabalho.

Leia mais sobre: Dicas para trabalhar em casa, aumentar a produtividade 

562303 10 dicas para aumentar produtividade no trabalho 01 10 dicas para aumentar produtividade no trabalhoUse uma agenda para organizar o seu dia (Foto: Divulgação)

1-    Organização para perder menos tempo no trabalho

Ser organização é mais que necessário para ter um bom rendimento. Muitos profissionais perdem tempo por não manter a mesa e as gavetas sempre em ordem. Uma pessoa desorganizada trabalha em dobro e se estressa mais, pois diariamente é surpreendida revirando os arquivos para encontrar algo que não sabe aonde guardou.

2-    Use uma agenda para relacionar suas tarefas

Faz parte da organização, mas a agenda merece um tópico único, pois ela não é a única responsável no quesito “manter as coisas em ordem”. Mesmo para quem vive com a mesa bagunçada e não consegue criar um sistema de pastas para organizar o e-mail, uma agenda é importante. Não vai resolver seus problemas, mas vai te ajudar a não perder tempo no trabalho justamente por organizar o seu horário.

562303 10 dicas para aumentar produtividade no trabalho 02 10 dicas para aumentar produtividade no trabalhoNão deixe de cumprir os horários de pausa (Foto: Divulgação)

3-    Cumprir os horários de descanso ajuda a melhorar a produtividade

Engana-se quem pensa que é preciso abdicar do horário de almoço e fazer hora extra todos os dias para aumentar a produtividade no trabalho. Na verdade, o corpo e o cérebro precisam de descanso para conseguir maximizar seu rendimento. Cumpra o seu horário de almoço e não faça hora extra todos os dias se não vira obrigação.

4-    Priorize o lazer quando estiver fora do trabalho

As pessoas que esquecem o trabalho quando estão fora dele, em geral, rende mais. Faça tudo para se divertir, pois esse é um jeito de recarregar a bateria para conquistar o que deseja no campo profissional. Quem só pensa em trabalho tem a sua produtividade comprometida.

Veja também: Música melhora a produtividade no trabalho

562303 10 dicas para aumentar produtividade no trabalho 03 10 dicas para aumentar produtividade no trabalhoTorne o ambiente de trabalho um lugar legal (Foto: Divulgação)

5-    Faça do ambiente de trabalho um lugar agradável

Passamos mais horas em contato com os colegas de trabalho do que com familiares e amigos que não estão todos os dias na companhia em que atuamos. Por isso, faça desse local a sua segunda casa de fato. Mesmo que não dependa só de você, se esforce para o ambiente ficar agradável para o seu trabalho fluir.

6-    Não perca tempo com assuntos particulares no trabalho

Ficar uma hora no telefone resolvendo assuntos particulares em horário de trabalho não ajuda a produzir mais. Evite perder o foco com coisas que muitas vezes não conseguirá entender plenamente à distância. Evite trocar torpedos ou entrar em contato por meio do celular com familiares e amigos sem necessidade. E quando receber uma ligação na empresa (telefonemas para o serviço só devem acontecer em caso de urgência) seja breve.

562303 10 dicas para aumentar produtividade no trabalho 04 10 dicas para aumentar produtividade no trabalhoNão perca tempo com a internet no trabalho (Foto: Divulgação)

7-    Cuidado com a internet

Grande parte das companhias bloqueiam o acesso por meio de seus computadores nas redes sociais e sites que não tenham a ver com o trabalho na companhia. Mas, muitas pessoas conseguem acessar esses locais pelo celular. Por isso é recomendado fazer esse tipo de consulta somente em horário de almoço.

8-    Não exagere nas conversas paralelas no serviço

Conversar com o colega de trabalho durante os afazeres pode fazer com a sua produtividade caia. É importante se comunicar com as pessoas que trabalham com você, mas evite prolongar a conversa se não estiver no horário de almoço ou em outro período reservado para pausa.

562303 10 dicas para aumentar produtividade no trabalho05 10 dicas para aumentar produtividade no trabalhoEscutar música no trabalho ajuda a manter a produtividade (Foto: Divulgação)

9-    Escutar música ajuda com a ser produtivo

Pesquisas indicam que escutar 15 minutos de música durante o trabalho pode ajudar a render mais. Se a empresa permitir, use fone de ouvido e ocupe somente uma das orelhas. Também é indicado escolher músicas instrumentais, que ativam o funcionamento do cérebro e não prejudica os distraídos com as letras das canções.

10-   Pratique jogos da memória e xadrez

Jogo da memória, xadrez, entre outras opções auxiliam na melhora do raciocínio e te ajuda indiretamente no trabalho. Uma cabeça treinada para pensar rápido se cansa menos e auxilia no aumento da produtividade. Comece a praticar esses jogos e veja como sua memória vai ficar mais poderosa, além de contribuir com a concentração.