Search

10 dicas de como decorar varandas – Fotos

Confira dicas para fazer a decoração da varanda, considerando os aspectos mais importantes para tornar o ambiente bonito e confortável.
Google plus

O paisagismo em destaque nesta varanda.

A varanda, tanto da casa como do apartamento, é um lugar perfeito para descansar ou receber os amigos. Entretanto, os moradores costumam ficar em dúvida a respeito da decoração, não sabendo quais os móveis, acessórios e enfeites que combinam com o ambiente.

Antes de decorar a varanda, é importante ter em mente qual o objetivo do cômodo e o estilo que ele vai valorizar. Buscar orientações de um arquiteto ou de um designer de interiores também é interessante e ajuda a fazer mudanças mais conscientes na estética da varanda.

Em muitas residências modernas a varanda deixou de ser um simples espaço de descanso, se tornando também uma pequena área de lazer. A falta de espaço nos apartamentos fez com que o cômodo ganhasse forno de pizza, churrasqueira e até mesmo chuveirão.

Veja também: Decoração de varandas de apartamento

Confira a seguir 10 dicas úteis para transformar a varanda:

1. Pesquisa

Para que o visual da varanda se torne bonito e charmoso, é essencial fazer uma pesquisa em revistas e blogs de decoração. Desta forma, o morador pode se inspirar em imagens e aproveitar as sugestões de quem entende do assunto. Sem falar que ao buscar informações é possível conhecer as principais tendências do momento.

2. Escolha o estilo

Procure eleger um estilo principal para a varanda e conheça as características dele para desenvolver a decoração. Entre as possibilidades, destacam-se o estilo rústico, o moderno, o clássico, o oriental, o romântico e o retrô. Nada impede também de mesclar tendências, desde que a harmonia entre os elementos seja mantida.

3. Determine os móveis

Os móveis garantem conforto.

Ao mobiliar a varanda, é importante considerar os elementos que garantam o conforto dos moradores. Algumas peças são mais recorrentes no ambiente, como é o caso das poltronas, namoradeira, espreguiçadeira, pufes, mesinha de centro e sofá. Os móveis estofados são muito bem-vindos na varanda, pois deixam as pessoas mais a vontade.

4. Invista no paisagismo

Uma varanda fica incompleta se não houver plantas na decoração, por isso invista em vasos suspensos ou até mesmo no jardim vertical. Procure ainda ter o cuidado para escolher espécies resistentes para suporta à exposição.

5. Aproveite o espaço

Adote peças proporcionais ao tamanho da varanda na hora de decorar, caso contrário o ambiente ficará sufocado. O excesso de móveis também é prejudicial, já que atrapalha a circulação de pessoas.

6. Aposte em acessórios confortáveis

Para reformar a sensação de conforto, aposte nas almofadas para decorar o sofá e as poltronas do ambiente.

7. Cores favoráveis

Explore a combinação de cores através dos móveis estofados e estampados. O uso dos objetos decorativos também ajuda a colorir a varanda, como almofadas, vaso de flores, fruteira e peças artesanais. Para um clima refrescante de Verão, aposte na combinação de cores frias e neutras, caso a intenção seja tornar o ambiente aquecido e energizado, é válido trabalhar com tons quentes.

8. Materiais

As fibras naturais e sintéticas são sempre bem aproveitadas pela decoração da varanda através dos móveis e acessórios. A madeira está sempre muito presente nos projetos, sendo capaz de reforçar a ideia de natureza.

9. Proposta gourmet

A varanda gourmet é uma forte tendência.

As pessoas que estão interessadas em fazer uma varanda moderna devem apostar no estilo gourmet, que propõe a integração de ambientes. O espaço com churrasqueira, forno e outros atrativos se torna perfeito para passar momentos de descontração e receber os amigos.

Saiba mais: Varandas gourmet decoradas

10. Fechamento

Para diminuir o vento ou garantir a segurança dos moradores, aposte no fechamento da varanda do apartamento. Prefira usar o vidro como material, já que ele isola a área sem interferir na vista.

Fotos de varandas decoradas


Google plus


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top