01 de abril: Dia da Mentira

PUBLICIDADE
O Pinóquio é um personagem que o nariz cresce quando conta alguma mentira (Foto: Divulgação)

Todos sabem que o dia 1° de abril é considerado o dia da mentira, mas muitos não fazem ideia do motivo da data ser intitulada dessa forma.São muitas as explicações,que justificam a razão do dia primeiro de abril ser o Dia da Mentira.

Uma delas é que no século XVI, na França, o rei Carlos IX de França decidiu seguir o calendário gregoriano, passando a comemorar o primeiro Ano Novo no primeiro dia do mês de abril, em vez de ser no dia 25 de março, data em que a Primavera começava. Uma parcela da população não aceitou muito bem essa mudança, e começaram a ridicularizar a data escolhida como o primeiro dia do ano.

Muitos franceses continuaram seguindo o calendário antigo, e quando chegava a data escolhida pelo rei encaminhavam convites falsos para festas que não existiam e presentes fajutos e esquisitos para quem insistia em comemorar o Ano Novo no dia 1° de abril. Em países ingleses, o Dia da Mentira é conhecido como April Fool’s Day, “Dia dos Tolos (de abril)”; na Itália e na França essa data é chamada de Pesce d’aprile (pelos italianos) e Poisson d’avril (pelos franceses), literalmente “Peixe de abril”.

PUBLICIDADE

No Brasil, a data ficou conhecida por causa de um periódico chamado “A Mentira”, que começou a circular no dia 1° de abril de 1828, contando histórias mentirosas, como por exemplo, o anúncio do falecimento de Dom Pedro. O fato constava na primeira edição do informativo, e teve que ser desmentido pela coroa real no dia seguinte. “A Mentira” circulou pela última vez no dia em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte. O encontro havia sido marcado para um local que não existia.

Pregue uma peça nos amigos, mas sem exageros (Foto: Divulgação)

A data continua sendo lembrada no país do futebol. É nesse dia que amigos aproveitam para pregar peças nas pessoas próximas. Porém, tome cuidado para não se empolgar e inventar uma mentira com consequências graves. Divirta-se enviando um e-mail contando que algo inverídico aconteceu, ou faça uma ligação para um conhecido pensando em uma brincadeira “mentirosa”, porém, antes de sair por aí falando um monte de mentiras só por que é dia 1° de abril, que tal refletir se esse ato realmente não fará mal a ninguém?

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.