Menu

bemEstar

Atualizado em 9 de maio de 2013, às 11:35
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Legumes que ajudam a emagrecer

Conheça alguns legumes que ajudam a emagrecer. Esses alimentos são grandes aliados para queimar calorias e perda de peso de maneira saudável.
424754 legumes Legumes que ajudam a emagrecerLegumes são plantas ou partes de uma planta que podem ser consumidas.

Os legumes são alimentos que possuem uma grande fonte de vitaminas, minerais, fibras e hidratos de carbono. Neles há uma quantidade muito pequena de proteínas e gorduras. Alguns possuem compostos fundamentais para a saúde do organismo apresentando características antioxidantes, antibacterianas, antifúngicas, antivirais e anticancerígenas.

Para aqueles que desejam perder peso, os legumes são os maiores aliados, pois conseguem suprir as necessidades do organismo e ainda ajudam a queimar calorias.  Não é necessário parar de ingerir outros alimentos, o ideal é ingeri-los em pequenas quantidades. Além disso, os alimentos calóricos podem ser substituídos por legumes e verduras, que possuem pouca gordura e caloria e ainda proporcionam saciedade.

Outras propriedades dos legumes

Uma planta ou parte de uma planta que é consumida é considerada como legume. Os cogumelos são considerados legumes, mesmo pertencendo ao reino biológico dos fungos. Eles podem ser consumidos crus ou cozidos, como a cenoura, o pimentão e o aipo, enquanto outros, como a batata, são tradicionalmente consumidos cozidos.

Os legumes são ricos em carotenoides, substâncias que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce. Assim, pessoas que ingerem mais verduras e legumes durante o dia possuem uma excelente digestão, evitando a sensação de cansaço e moleza após as refeições.

424754 aipo Legumes que ajudam a emagrecerO aipo é rico em diversos nutrientes importantes.

Legumes que ajudam a emagrecer 

Por se tratarem de alimentos que possuem baixo teor de gorduras e calorias, os legumes em geral podem auxiliar de alguma maneira no emagrecimento.

  • Aipo: alimento rico em cálcio, potássio e vitaminas A e C. Possui propriedades dietéticas e também hidratantes. Auxilia na eliminação de toxinas e gases intestinais.
  • Aspargo: possuem vitaminas A e C, cálcio e ferro. Por serem pobres em calorias e hidratos de carbono, são indicados para as pessoas que querem perder peso ou manter o peso.
  • Brócolis: é rico em vitaminas A e C, sais minerais (potássio, cálcio, ferro, selênio, cromo e fibras). Possui propriedades antioxidantes e anticancerígenas. Ajuda no bom funcionamento do intestino, auxiliando na perda de peso. 
  • Cenouras: possuem vitaminas A, C, E, fibras, betacaroteno, ferro, cálcio, potássio e zinco. Contém propriedades que ajudam no emagrecimento, alívio da azia, além de serem excelentes para o estômago e o sistema digestivo.
  • Couve-galega: rica em vitamina C, cálcio, ferro, caroteno e fibras. Possui baixa quantidade de gordura e baixo teor calórico, ajudando no emagrecimento. 
  • Chicória: contém vitamina A, B, C e D, potássio, betacaroteno e folatos. Ajuda na prevenção de anemias e osteoporose. Excelente para dietas de emagrecimento. 
  • Nabo: excelente fonte de vitaminas A, B e C, cálcio, ferro, fibras e betacaroteno. É muito eficaz no tratamento de problemas intestinais. Reduz o colesterol, previne diabetes e obesidade. 
  • Repolho: rico em vitamina A, C, potássio, cálcio e fósforo. Ajuda a eliminar toxinas do sangue, estimula a digestão, auxilia na queima de gorduras, previne o diabetes e o colesterol.
424754 repolho Legumes que ajudam a emagrecerO repolho auxilia na queia de gorduras.

Ter uma alimentação balanceada é muito importante para o emagrecimento saudável. Os legumes podem ser uma excelente opção para auxiliar na perda de peso, devido ao grande numero de vitaminas, minerais e outros nutrientes que possuem. Porém, não se deve esquecer de consumir carboidratos e lipídios. Deixar esses nutrientes de lado pode causar problemas a nossa saúde. O ideal é procurar um nutricionista para montar um cardápio que equilibre a dieta.